top of page

No dia 12/8 serão oferecidas 4 oficinas presenciais das 9h00 às 10h30. Veja a seguir a proposta de cada oficina e depois clique no botão abaixo para se inscrever em uma delas.

Ministrantes:

Titulares: Vanderlei José Ildefonso Silva, Diane Mota Mello Freire

Auxiliares: Paulo Bueno, Fernanda Franzoni Pescumo, Kelma Cristina de Freitas e Michel Pereira Campos Silva

Resumo: A oficina tem como objetivo apresentar dois instrumentos de produção de dados de pesquisa:  Diário reflexivo e uma Análise dos níveis de engajamento durante uma atividade investigativa. Durante a oficina os participantes poderão realizar atividades de análise.

 

Número máximo de participantes: 30 alunos

 

Local: Bloco 6, sala 1

Oficina 1: Apresentação de instrumentos para produção e análise de dados em pesquisas qualitativas

Ministrantes: Profa. Rosana Louro

Resumo: Desde a publicação da Resolução CNS510/2016, que normatiza os procedimentos éticos para pesquisas com seres humanos em Ciências Humanas e Sociais, as discussões sobre a submissão de projetos em educação para Comitês de Ética têm se intensificado. O objetivo desta oficina é compartilhar as etapas de submissão na Plataforma Brasil e as experiências e procedimentos estabelecidos pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos do Instituto de Biociências da USP, que se caracteriza por ser um comitê misto de pesquisadores da área de biológicas e de ensino, buscando contribuir para o debate sobre o tema.

Número máximo de participantes: 30 alunos

Local: bloco 6, sala de informática Pró-Aluno (obs.: os cursistas, se preferirem, podem trazer os próprios notebooks)

Oficina 2: Procedimentos para submissão ao CEP

Ministrante: Ma. Anike A. Arnaud

Resumo: Essa oficina será ministrada preferencialmente para os ingressantes no programa de pós-graduação Interunidades, mas pós-graduandos de qualquer período são bem-vindos para compartilhar suas experiências conosco. A conversa que teremos terá como tema principal “dicas para sobreviver à pós-graduação” e nós conversaremos sobre: planejamento na pós, organização dos estudos, a escrita das dissertações e teses, as disciplinas e créditos, os prazos, a qualificação, outras atividades discentes, relação orientador/pós-graduando e muito mais. Além disso, será um momento que todos poderão compartilhar suas experiências, tirar suas dúvidas e desabafar. Conto com a presença de vocês! 

 

Número máximo de participantes: 30 alunos

 

Local: bloco 6, sala 5 

Oficina 3: Sobrevivendo à Pós-Graduação

Ministrantes: Anderson Ricardo Carlos, Caian Cremasco Receputi e Luciene Fernanda da Silva

Resumo: Você já ouviu falar da Revista BALBÚRDIA? O que é isso? E divulgação científica… Para quê serve? Você já se imaginou como um(a) divulgador(a) científico(a)? O objetivo desta oficina é o de discutir os modelos de divulgação científica a partir de um trabalho de análise de materiais selecionados para a oficina. Além da discussão e da apresentação de um referencial teórico sobre esse tema, daremos a oportunidade do(a) participante sair da oficina colaborando com a Equipe Editorial da Revista BALBÚRDIA.

 

Número de participantes: 4 (mínimo) / 20 (máximo)

 

Local: bloco 6, sala 6

Oficina 4:  Balburdiando na Divulgação Científica: discutindo sobre modelos de Divulgação Científica

bottom of page