EPIEC - USP
Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP
José Otávio Baldinato
Bacharel e Licenciado em Química (USP-SP/2005), possui mestrado (2009) e doutorado (2016) em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCiMA). Tem experiência na interface entre história da ciência e ensino, tratando também do uso de questões sociocientíficas como estratégia para a revisão dos conteúdos de ensino de ciências. Orienta trabalhos de Mestrado e Iniciação Científica junto ao Grupo Faraday de Pesquisa em História da Ciência.
Ricardo Rechi
Professor de Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no Campus São Paulo. Doutor em Ensino de Ciências - Modalidade Física - pela Universidade de São Paulo - USP (2020), Mestre em Ensino de Ciências - Modalidade Física - pela USP (2010) e Licenciado em Física pelo Instituto de Física da USP (2002). Possui interesse na áreas de Ensino de Física, Teorias de Currículo e Renovação de Conteúdos Curriculares de Física, com ênfase na inserção da Física Moderna e Contemporânea no ensino médio.
Leila Inês Follmann Freire
Possuo graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), doutorado em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Química) pela Universidade de São Paulo (2015) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (2021) junto ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. Sou professora Adjunta do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e leciono disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. Tenho experiência na área de Ensino de Química e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Formação de Professores, Conhecimentos para Docência, Formação do Professor Universitário, Campo científico, relação Arte-Ciência, Divulgação científica e Teatro de temática científica. Coordenei o subprojeto PIBID do curso de Licenciatura em Química da UEPG (2010-2015), fui coordenadora de Gestão e Processos Educacionais do PIBID da UEPG (2015-2018), coordenei o curso de Licenicatura em Química da UEPG (2015-2017) e coordenei o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG (2017-2020). Atualmente sou uma das líderes do Grupo de Pesquisa GEPPE (Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores) e coordeno dois projetos financiados pela Fundação Araucária (FA): o projeto de pesquisa de jovens pesquisadores intitulado O campo da Educação Química no estado do Paraná: da constituição e nucleação de grupos de ensino e pesquisa à constituição de redes colaborativas ) e o projeto de pesquisa básica e aplicada intitulado Formação e Competências Docentes para Educação de Qualidade e Equidade nas Ciências e na Matemática. E-mail para contato: leilafreire@uepg.br
Bruno Rafael Santos de Cerqueira
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos e Doutor em Ensino de Ciências - modalidade Biologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor adjunto do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC na área de processos cognitivos de aprendizagem. Sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) da UFABC. Estou como diretor da regional 1 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Desenvolvo pesquisas com seguintes temas: Ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia, Educação em museus de Ciências e outros espaços de educação não formal, Divulgação Científica, Comunicação Pública das Ciências e Tecnologias e produção de materiais didáticos. Tenho como foco teórico a Teoria Histórico-Cultural da Atividade.
Valéria Silva Dias
Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2008), possui licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001) e mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo - USP (2004). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências, atuando principalmente com os seguintes temas: História da Ciência e Formação de Professores. Atualmente é professora (MS3-2 progressão em 2021) do Instituto de Física da USP.
Elaine Pavini Cintra
Possui graduação em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto FFCLRP - USP (1995), mestrado em Química pela Universidade de São Paulo - USP (1999) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo USP (2003). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Atuou de 2012 a 2017 como coordenadora do Projeto PIBID do IFS - Campus São Paulo. Tem experiência na área de Química, envolvendo o ensino de Química e Ciências com ênfase na importância das múltiplas representações no processo de aprendizagem. Vem desenvolvendo pesquisas pautadas em avaliações de larga escala associando abordagens pedagógicas e estatísticas.
Silvia Luzia Frateschi Trivelato
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor doutor da Universidadade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, ensino de biologia, formação de professores, material didático e currículo de biologia.
Michel Pereira Campos Silva
Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Modalidade: Ensino de Física. Ingressou neste programa através do DINTER entre USP e IFSP. É Mestre em Ensino de Astronomia, pelo IAG/USP. É Licenciado em Física pelo IFSP, Câmpus São Paulo. Trabalha com Formação de Professores, História da Ciência, Ensino de Astronomia e Ensino de Física. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais no IFSP - Câmpus São Miguel Paulista.
Rosana Louro Ferreira Silva
Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado (1992), mestrado em Ecologia (2000) e doutorado em Educação - Ensino de Ciências (2007) e livre docente em Educação Ambiental (2020).É professora associada da área de Ensino de Biologia do departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo - IBUSP. Foi Presidente da Comissão de Graduação do Instituto de Biociências de 2017 à 2020. Foi coordenadora de área do PIBID Biologia de 2017 - 2019. É coordenadora da Comissão Ambiental da Biologia do Instituto. É orientadora permanente no programa de pós graduação "Interunidades em Ensino de Ciências" da USP e no Programa de Mestrado Profissional em Conservação da Fauna, da Universidade Federal de São Carlos/Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores, credenciado no CNPq. É membra titular da comissão de pós graduação do Programa interunidades em Ensino de Ciências da USP. É Assessora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de São Paulo, atuando na construção de políticas para a disseminação da educação ambiental na rede. Foi Diretora da regional I da Associação Brasileira de Ensino de Biologia-SBEnBio de 2014 a 2017, e conselheira de 2017 a 2019. Foi professora adjunta da Universidade Federal do ABC - Centro de Ciências Naturais e Humanas de 2008 à 2013, tendo sido coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da instituição no período de maio de 2010 à julho de 2013 e onde orientou no programa de Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática. Participou como membro do Fórum estadual de Apoio a Formação Docente de 2010 a 2013. Tem experiência na área de Educação, atuando em ensino e pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação de professores; educação ambiental, ensino de Zoologia, educação para a biodiversidade, ambientalização curricular, mídia e ensino de biologia.
Anike Araujo Arnaud
Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016), sendo bolsista por dois anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Mestre em Ciências (2019), na modalidade Ensino de Química, pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Doutoranda em Ciências no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo e membra do grupo de Pesquisa em Ensino de Química (PEQuim). Investiga o processo de (re)construção curricular em virtude da aprovação da Base Nacional Comum Curricular e os efeitos da Reforma do Ensino Médio em escolas da cidade de São Paulo. Defensora da escola pública, laica e gratuita!
Olival Freire Junior
Olival Freire Junior é Licenciado e Bacharel em Fisica pela UFBa, Mestre em Ensino de Física e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, Professor Titular da Universidade Federal da Bahia e Pesquisador 1-C do CNPq na área de História da Ciência. Pesquisa em história da teoria quântica, história da ciência no Brasil, e usos da história e filosofia da ciência no ensino de ciências. Realizou estágios de pesquisa pós-doutoral nas universidades Paris 7, Harvard, MIT e Maryland e no American Institute of Physics. Em 2004 recebeu uma Senior Fellowship do Dibner Institute for the History of Science and Technology, MIT, EUA. Em 2011 foi agraciado com o Prêmio Jabuti pela obra Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais, co-editado com O. Pessoa e J.L. Bromberg. Em 2020 foi cientista convidado do Programa ?Cesar Lattes? do Cientista Residente no IdEA da Unicamp. Publicou quase 90 artigos em periódicos especializados, 4 livros, 5 coletâneas e mais de 40 capítulos de livros. Dentre os livros, The Quantum Dissidents - Rebuilding the Foundations of Quantum Mechanics 1950-1990, 2015, e David Bohm - A Life Dedicated to Understanding the Quantum World, 2019, e, como editor, The Oxford Handbook on the History of Quantum Interpretations, 2022. Orientou 13 teses de doutoramento e 20 dissertações de mestrado. Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência (2010-2012) e da Commission on the History of Physics - Division of History of Science and Technology (2013-2017). Integrou o conselho da History of Science Society (2018-2020); é membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Física (2021-2025). Integra o Comitê Assessor de História do CNPQ (2017-2023). Foi um dos criadores e primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (M/D, UFBA-UEFS, Conceito 5 CAPES). Foi Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovacão da UFBa (2014-2019) e coordenador do CAPES PRINT UFBA.
Raquel de Campos
É professora de literatura e editora da Relatar-se. Foi professora de Teoria Literária da UNESP (2021-2022). É autora do livro de poemas Sad Trip (Corsário-Satã, 2021) e coorganizou o livro HC 21: leituras de Haroldo de Campos (7Letras, 2021). Tem pós-doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília.
Nos últimos 20 anos, comandou as guitarras e vocais de diversas bandas, compôs para vários grupos, entre eles Dead Fish, produziu álbuns de rock alternativo, organizou shows e esteve à frente da gravadora independente Protons, que marcou época na cena roqueira brasiliense. Desde 2020, Alvaro se dedica à carreira solo e acaba de lançar o EP "Raquel Campos", com poemas da autora.
Alvaro Dutra
Luciene Fernanda da Silva
Sou formada no curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP (2011) e mestra (2015) e doutora (2019) em Ensino de Ciências (área de concentração: ensino de Física) pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC - USP). Atuo desde 2016 como professora em turmas de cursos técnicos de nível médio, da Licenciatura em Física e EJA no IFRJ - campus Nilópolis. Coordenadora de área do PIBID (2020-2021) do núcleo Física do IFRJ. Sou também membro da Equipe Editorial da Revista BALBÚRDIA - Revista de Divulgação Científica em Ensino de Ciências dos Discentes do PIEC - USP, colaborando como egressa do programa. Temas de interesse: Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem de Conceitos de Física, História e Filosofia da Ciência, Arte e Ciência, Divulgação Científica, além de discussões gerais que abarcam interfaces entre comunicação, educação científica, política e sociedade.
Anderson Ricardo Carlos
Doutorando no Programa Interunidades no Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa FAPESP. Mestre em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com bolsa CAPES. Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Botucatu, com período sanduíche na Radboud University (Holanda), com bolsa CNPq. Atuou como professor de Ciências e Biologia na educação básica e atualmente trabalha como formador de professores e gestores no Núcleo de Educação Étnico-racial (NEER) da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo (SME-SP), ministrando cursos para inclusão de povos migrantes na rede municipal. Atualmente, atua nas linhas de pesquisa de História das Ciências, especificamente na História da Eugenia e da Evolução, além de Educação, permeando o Ensino de Biologia, Formação de Professores, Divulgação Científica e Educação em Direitos Humanos. É coeditor da Revista Balbúrdia - Revista de Divulgação Científica dos Discentes do PIEC-USP e membro dos grupos de pesquisa LAHBE-USP (Laboratório de História da Biologia e Ensino da USP) e GHTC (Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências).
Caian Cremasco Receputi
Licenciado em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) e mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2019). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação à Docência (PIBID). Possui experiência na área de Ensino de Química. Atuou como professor substituto UFES (2015-2017), lecionando, principalmente, disciplinas de Metodologia Científica e Química Básica. Atualmente é doutorando no PIEC/USP e membro do grupo de pesquisa Linguagem no Ensino de Química (LiEQui). Desenvolve projeto de pesquisa na linha de Formação de Professores, utilizando como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais. Participa do corpo editorial da Revista BALBÚRDIA - Revista de Divulgação Científica dos Discentes do PIEC-USP.
Rita Suart
É licenciada em Química pela Universidade Estadual de Londrina (2005). É Mestre e Doutora em Ensino de Ciências, modalidade Química, pelo programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - USP. Professora Adjunta do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atua na área de Ensino de Química realizando pesquisas relacionadas à elaboração de atividades experimentais no Ensino de Química, ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e alfabetização científica e formação inicial de professores de Química. É coordenadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Química - NEPEqui.
Tathiane Milaré
Possui Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Doutorado em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e de Química, atuando principalmente em temas relativos à Alfabetização Científica e Tecnológica e à análise epistemológica da produção da Pesquisa em Ensino de Química.
Glauco dos Santos Ferreira da Silva
Possui Licenciatura Plena em Física (2003) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (USP), tendo realizado estágio no exterior (Programas de Bolsa Sanduíche da CAPES) junto ao Graduate Center of City University of New York (CUNY). Atou no Ensino Médio da rede estadual de Minas Gerais na cidade de Juiz de Fora. Foi professor substituto no INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP), atuando no curso de Licenciatura em Física. Atualmente é professor efetivo do CEFET/RJ - Campus Petrópolis, onde assumiu o cargo de coordenação do Curso de LICENCIATURA EM FÍSICA (2013-2015). Participa do Núcleo de Atividades e Pesquisa em Ensino de Física (NAPEF) deste campus e é lider do Grupo de Pesquisa Perspectivas Sociais em Ensino de Ciências (GPSEC). Orientador de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do CEFET/RJ. Foi Coordenador Institucional do PIBID/CEFET/RJ (2015-2020). Representante da International Organization for Science and Technology Education (IOSTE) na América do Sul no biênio 2018-2020, atualmente membro do comitê internacional do IOSTE e co-chair do XX IOSTE Symposium 2022. . Atua também como editor adjunto da Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. Foi assistente editorial da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC). Tem experiência na área de Ensino de Ciências, pesquisando principalmente nos temas de ensino-aprendizagem, trabalhos em grupo, interação professor e alunos, formação inicial de professores de Física, Estágio Supervisionado, codocência e PIBID. Ênfase nos referencias da Psicologia Social e Psicanálise (Grupo Operativo) e Sócio-histórico-cultural (Teoria da Atividade). https://orcid.org/0000-0002-2747-720X
Thaís Cyrino de Mello Forato
Thaís Cyrino de Mello Forato é mãe de duas mulheres, Manoela e Roberta. Atualmente, é professora associada na Universidade Federal de São Paulo, no campus Diadema, onde atua na docência, na pesquisa, na extensão e na curricularização da extensão. É orientadora nos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA- UNIFESP) e no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC- USP. Coordenadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em História das Ciências na Educação Científica (UNIFESP) e membro do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências (GHTC). É Licenciada em Física e Mestre em História das Ciências pela PUC-SP, Doutora em Educação pela USP. Realizou Pós-doutorado em Ensino de Ciências junto ao PIEC, no Instituto de Biociências da USP.
Leonardo Maciel Moreira
Licenciado em Química (UFJF), mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (USP), Doutor em Educação pela Faculdade de Educação (USP). É pesquisador no Mestrado Profissional em Ensino de Química, da Pós Graduação em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRJ (PEQUI-IQ) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES-UFRJ), orientando mestrado e doutorado. Parecerista em periódicos, líder no Grupo de Pesquisa Linguagens no Ensino de Química e colaborador no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não-Formal e Divulgação em Ciência (GEENF-USP). É professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, atuando nas graduações em Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas. Coordenador do curso de Licenciatura em Química - Macaé (2012-2013 e 2021 - atual). Integrante do Comitê de Ética em Pesquisa, do Comitê PIBIC e representante do Campus Macaé da UFRJ no Complexo de Formação de Professores. Foi coordenador de Extensão Universitária do Campus Macaé da UFRJ (2014-2016) e atuou no PIBID Química Macaé. Coordena o Projeto Ciênica (www.projetocienica.com.br), que visa a divulgação das ciências e das artes. Recebeu prêmio de menção honrosa na realização de atividades de extensão universitária nos anos de 2010 e 2013, e prêmio de menção honrosa em pesquisa científica no ano de 2015. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências, focalizando os temas educação em ciências e artes e educação em ciências e relações étnico raciais.
Vanderlei José Ildefonso Silva
Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG (2008) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2000). Professor DIII-Nível 3 em Regime de Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Roque. Tem experiência em Biologia Molecular com ênfase em Patologia Veterinária. Atualmente atua como professor de Biologia, Ecologia, Citologia, Bioética e Genética Básica.
Diane Mota Mello Freire
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) pesquisando sobre "A autonomia na atividade de estudo e aprendizagem profissional de professores de química no IFSP mediada por tecnologias digitais", Mestre em Educação: Currículo, linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação pela PUC/SP (2010). Possui especializações em Mídias na Educação pelo Proinfo MEC em parceria com a USP e UFPE (2013), Gestão e Organização da Escola pela UNOPAR (2012) e em Educação a Distância pelo SENAC/RJ (2006). Graduada em Pedagogia - Hab. Ed. Infantil e Ensino Fundamental pela PUC/SP (2004). Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFSP-Campus Jacareí. Atuou como responsável pela Divisão de Formação Continuada no Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes (2013-2016) e como Coordenadora do Programa de Tecnologia Educacional na mesma rede (2011-2012). Participou do grupo Formação de Professores como consultora da Rede pedagógica da TV Escola- MEC e Mediadora no Projeto EntreMeios da Escola do Futuro da USP em 2011, foi tutora em curso de Pedagogia a distância no Centro Universitário Claretiano (2007-2011). Tem interesse nos seguintes temas: formação de professores, tecnologia educacional e educação a distância.
Paulo Bueno Guerra
PROFESSOR: Doutorando no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências, USP. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos (2010). Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Sociedade Universitária de Santos (UNICEB- Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1984). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico (2006). Especialização em Ecologia Marinha pela Universidade Católica de Santos (1990) e especialização em Metodologia e Didática de Ensino pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico (1994). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-Campus Cubatão), desde 1995. Lecionando para o Ensino médio, Ensino médio integrado e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Coordena o Projeto de Extensão - Grupo de Estudos do Meio Ambiente (GEMA) no IFSP, Campus Cubatão, desde 2016. Responsável pelo Projeto de Bolsa de Ensino, Laboratório de Biologia, desde 2016. Atualmente em regime de dedicação exclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ciências, educação ambiental e práticas pedagógicas.
Fernanda Franzoni Pescumo
Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Tenho experiência nas áreas de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Micro-organismos, Educação Ambiental e Ensino de Ciências. Sou Mestra em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, e especialista em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente atuo como professora EBTT no Instituto Federal de São Paulo, câmpus São João da Boa Vista.
Kelma Cristina de Freitas
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e mestrado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente fazendo doutorado em Ensino de Biologia pelo Programa Interunidades de Ensino de Ciências (PIEC) na USP. Professora EBTT de Biologia para ensino técnico integrado ao médio, Cursos Superiores e cursos de extensão - Instituto Federal de São Paulo, Campus Avançado de São Miguel Paulista. Tem experiência em Ciências Biológicas e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação continuada de professores, Ensino de Ciências, Ensino de Botânica, História da Ciência, Biodiversidade Vegetal, Aves.