ANAIS EPIEC

Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências
ISSN 2594-4487

O XII Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP tem como tema: O Papel do Professor e o Ensino das Ciências da Natureza: desafios e perspectivas. Este tema, hoje, reveste-se de uma especial importância, considerado o momento político que atravessa o País. Pretendeu-se aprofundar a reflexão sobre o que é ser professor em uma sociedade na qual o ensino público ainda está muito afastado do que seria o ideal republicano. O encontro contou com palestras e mesas redondas sobre o tema, sessões orais coordenadas por docentes e discentes do PIEC, que contemplavam os trabalhos desenvolvidos pelos pós-graduandos do programa, para uma avaliação crítica das investigações apresentadas, e trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito de Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.
No XII Encontro da Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (XII EPIEC), buscou-se a ampliação desse encontro ao convidar para participar e apresentar trabalhos docentes, pós-graduandos e graduandos de outras Instituições com cursos de licenciatura e programa de pós-graduação na área do ensino de ciências da natureza, no sentido de favorecer a constituição de uma massa crítica de pesquisadores nesse campo do conhecimento na cidade e no Estado de São Paulo.
A quem se destinou:
Graduandos, pós-graduandos e docentes das licenciaturas e membros dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da USP e de outras instituições.
“O papel do professor e o Ensino das Ciências da Natureza: desafios e perspectivas”
O tema escolhido para o encontro deste ano reveste-se de uma especial importância, nos dias de hoje, considerado o momento político que atravessa o País, em que reformas importantes no âmbito da educação foram aprovadas sem a participação dos educadores. Assim, urge sinalizar, mais uma vez, a centralidade do papel do profissional docente, adequadamente formado, para que quaisquer políticas educacionais possam vir a ser bem sucedidas.
A temática é complexa e enseja um amplo espectro de opiniões, sendo importante e urgente estabelecerem-se momentos que favoreçam o debate sobre os diferentes posicionamentos que vêm circulando no meio acadêmico e na sociedade. Consideramos essencial aprofundar a reflexão sobre o que é ser professor em uma sociedade na qual o ensino público ainda está muito afastado do que seria o ideal republicano de 1889 para uma democracia: o Estado deveria garantir a todas as pessoas uma formação mínima para que haja possibilidade de equidade para a compreensão e o exercício efetivo da cidadania.
O tema foi explorado em duas mesas redondas e três palestras. Esperamos que os diferentes pontos de vista apresentados pelos convidados contribuam para que possamos aprofundar nossas reflexões e vislumbrarmos formas de ação em prol da educação pública e do Ensino de Ciências.
Comissão Organizadora